09 ações de marketing que você precisa executar para obter resultados incríveis!

Aplicar uma estratégia de marketing pode apresentar alguns obstáculos. Conheça ações para aplicar e melhorar seus resultados!

 

Pensar em estratégias para divulgar uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário pensar no tamanho, no orçamento e em diversas outras questões antes de investir em qualquer divulgação de uma marca.

Para alcançar seu público, é necessário inovar sempre! Afinal de contas, quanto mais pessoas seu negócio atingir, maiores as possibilidades de vendas, não é mesmo?

Você sabe quantas ações de marketing podem ser tomadas apenas no ambiente virtual? Neste post, preparamos 9 dicas para te inspirar!

Não importa o tamanho da sua estratégia, acompanhe esta lista e inspire-se agora mesmo!

  • 1. Foque em redes sociais

Esse é um assunto que gera muito interesse quando começamos a pensar em ações de marketing. Pessoas de todas as idades, classes sociais, gêneros e etnias utilizam redes sociais.

Você mesmo passa quantas horas no Facebook? Aliás, essa é a rede que mais nos prende.

Vira e mexe, a gente acaba em um site e utilizando aquele botão “conectar-se com o Facebook”. Fazemos até compras com as informações que deixamos nessa rede!

Hoje em dia, já é possível comprar diretamente em plataformas que estão dentro desses sites, então não deixe de investir nisso!

Além de entender sobre o assunto, aprenda sobre suas as métricas e a ignorar as famigeradas métricas de vaidade. Aqueles dados que dão a falsa sensação de visibilidade nessas redes!

  • 2. Tenha um Whatsapp para sua empresa

Esta ferramenta é preferência nacional! São centenas de milhões de brasileiros utilizando o aplicativo Whatsapp todos os dias! Nós perdemos apenas para a África do Sul.

Além de investir na sua lista de emails, é interessante começar a segmentar e envolver seus contatos via whatsapp. Criar campanhas que envolvam seus contatos é uma boa pedida!

Para tudo ficar ainda mais poderoso — e profissional — tenha um número específico para sua empresa. Nada de usar seu pessoal!

É possível aproveitar esse canal para ter um vínculo mais direto com seu público-alvo. Responda perguntas e tire dúvidas. Dependendo da resposta das pessoas, será possível até mesmo vender utilizando a ferramenta!

Não deixe de aproveitar que o Mark Zuckeberg colocou a função stories no Whatsapp também! Poste promoções exclusivas e até mesmo material para divulgar sua marca.

Otimizar seu blog e site também é importante! Adicione um botão para “enviar por Whatsapp” nas suas páginas. Acompanhe as taxas de aberturas de suas mensagens e o retorno que essa tática está tendo.

  • 3. Adquira tráfego direto

Aparecer para as buscas dos seus clientes no Google é muito importante, como você já sabe. Mas não é a única forma de alavancar seu site.

O tráfego direto corresponde a todas as visitas que seu site recebe de pessoas que não te procuraram em nenhum motor de busca. Ficou confuso? É bastante simples.

Quando queremos acessar um site de notícias que gostamos muito, é possível que você digita apenas as primeiras letras e deixe seu navegador autocompletar o resto.

Então, ao criar o site para seu negócio, pense na praticidade que a URL deve representar para quem for digitar. Ou a ideia que você quer transmitir.

Escolha um nome forte, fácil de lembrar e que faça sentido para seu negócio quando for registrar seu domínio.

  • 4. Otimize seu site para mobile

Hoje em dia, é mais comum utilizarmos a internet nos smartphones do que nos computadores.

Otimizar seu site e conteúdo para o mobile é essencial. Não apenas porque a experiência do usuário é importante, mas também porque o Google tem levado isso em consideração ao classificar as páginas.

Afinal de contas, é muito chato não conseguir abrir algo no celular, não é mesmo?

  • 5. Seja parceiro de influenciadores digitais

A internet mudou até quem admiramos. Não é incomum que as pessoas sejam fãs de quem tem uma carreira baseada completamente no mundo digital.

Escolher essas pessoas para divulgarem sua marca pode ser uma ótima ação de marketing, mas é importante ter alguns cuidados.

  • 6. Faça vídeos

O YouTube alavancou a maneira como consumimos conteúdo em vídeo na internet.

Investir em um canal pode parecer algo até exagerado para suas ações de marketing, mas lembre-se que esse tipo de formato pode ser utilizado em outras redes sociais!

Os vídeos para Facebook, por exemplo, permite que você mensure o número de visualizações e as mais diversas reações do seu público!

  • 7. Invista em tráfego pago

O sonho de todo site é viver de tráfego orgânico! Mas além disso demorar — e nem todos têm tanto tempo —, existem outras estratégias que podem ser utilizadas.

Para começar suas ações de marketing digital, entenda e escolha os canais de aquisição mais relevantes para seu negócio.

O tráfego pago pode ser utilizado, mas não deve ser o único — especialmente ao pensar na sua estratégia a longo prazo.

  • 8. Publique conteúdo gerado por clientes

Ver as pessoas gostando da sua marca é uma sensação ótima, não é verdade?

Por meio das redes sociais, é possível coletar como estão utilizando seus serviços (ou produtos) e receber feedbacks diretos.

Alguém fez uma publicação positiva sobre seu produto? Peça autorização e publique na sua página! Isso humaniza as relações e demonstra que sua marca está realmente interessada em quem a utiliza.

  • 9. Invista em sorteios e promoções

Além de divulgar descontos nas redes sociais, experimente sortear seu produto ou serviços nelas!

Com regras simples — marcar amigos, seguir o perfil etc. —, é possível conseguir muita visibilidade para sua marca e encantar potenciais clientes!

Isso pode ajudar também no alcance das suas publicações, pois quanto mais pessoas envolvidas, mais as redes sociais tendem a mostrar o que foi publicado.

Formular ações de marketing é trabalhoso, mas o resultado pode ser mais satisfatório do que você imagina! Esperamos que as dicas tenham te inspirado!