Vantagens do Marketing Digital

  • Capacidade de mensurar as campanhas: Com o Marketing Digital, os resultados são praticamente instantâneos. Você consegue ver quais ações estão tendo melhores performances e fazer alterações que melhorem os seus resultados, além de comparar campanhas entre si. Outro ponto importante é a possibilidade de obter uma previsão do faturamento e consequentemente ir avançando de acordo com o progresso das campanhas;
  • Alcance de público segmentado: Atuando com o marketing tradicional, além de ser mais difícil medir os resultados, torna-se mais trabalhoso direcionar o público exato para a campanha, o que pode trazer em muitos casos o desperdício de capital de investimento. Já com o marketing digital é possível criar campanhas e direcioná-las para o público exato que possui interesse no assunto. Deste modo, as taxas de conversões em negociações tendem a aumentar, inclusive, tendo a possibilidade de diminuir o tempo do ciclo de vendas;
  • Investimento baixo: Comparando-se com o marketing tradicional, pode-se dizer que o marketing digital possui investimento baixo. Isto porque, conforme mencionado anteriormente, é possível segmentar o público alvo exato. Traduzindo: como você direciona suas ações para um público mais focado e com mais chance de comprar o seu produto, a sua taxa de conversão é maior, logo, seu investimento em campanhas é menor;
  • Expansão das campanhas: Além de segmentar o público exato para as campanhas de uma empresa, com o Marketing Digital é possível expandir o marketing a um nível maior, tornando sua marca conhecida em diversos mercados.

E ainda temos o famoso Retorno sobre Investimento, o ROI, que é a relação entre o dinheiro ganho, ou perdido, através de um investimento e o montante de dinheiro investido. O ROI ajuda a entender quais são as maiores fontes de lucro da empresa, quais são seus canais de comunicação mais eficazes, se suas campanhas estão com desempenho esperado, se o seu processo de vendas é eficiente e muito mais.

Dentro do Marketing Digital, com a utilização do Marketing de Atração (o Inbound Marketing), você consegue maiores retornos sobre o seu investimento do que com o Marketing tradicional, aumentando e provando a importância da área de Marketing dentro da sua empresa.

Muitas empresas optam por cortar gastos com ações de Marketing para conquista de novos clientes ou a manutenção dos antigos quando a crise chega. Mas isso também significa impossibilidade de fortalecer a sua marca e fazê-la crescer, perdendo também resultados e market share.