O que há de novo no WordPress 4.0?

A versão 4.0 do WordPress, codinome “Benny” em homenagem ao jazzista e clarinetista Benny Goodman, está disponível para download ou para ser atualizado em seus sites WordPress.

O que há de novo no WordPress 4.0

Há uma série de melhorias notáveis no WordPress 4.0. Vamos dar uma olhada em algumas das principais novidades e melhorias para que estejamos pronto para usá-los assim que atualizarmos nosso WordPress.

Trabalhar com embeds nunca foi tão fácil
Cole uma URL do youtube em uma nova linha e assista ela magicamente se tornar um embed de vídeo. Agora tente com um tweet. Sim, o embed agora virou uma experiência visual! O editor agora exibe um preview real do seu conteúdo embedado, poupando o seu tempo de ficar testando isso.

Foi atualizado também a lista de serviços suportados por padrão neste tipo de ação. Agora você pode embedar videos do CollegeHumor, playlists do YouTube, e videos do TED. Confira a lista completa de embeds suportados.

Biblioteca de Mídia Melhorias
A Biblioteca de Mídia recebeu um grande redesenho no WordPress 4.0. Ao invés da lista chata de navegar, com uma grande listagem de arquivos de mídia, teremos agora um grande mural de todos os seus uploads:

wordpress-v4-media-library-grid

Você pode selecionar várias imagens, marcando as caixas de seleção no canto superior direito de cada anexo. (Isso ainda pode precisar de algumas melhorias)

Páginas de anexos individuais também são renovadas: detalhes de anexos são abertos agora com uma janela modal em vez de uma página separada:

wordpress-v4-media-library-overlay

Melhorias na instalação de Plugins
De volta a 2008, quando o WordPress 2.7 foi lançado, a introdução de plugins instaláveis através do painel de administração era uma grande novidade para o WordPress. Mas, desde então, na opção “Adicionar novo plugin”, as telas permaneceram exatamente do mesmo jeito, nunca sofrendo uma alteração para sua melhoria.

No WordPress 4.0, finalmente tivemos um bom redesenho da opção “Adicionar novo plugin”, e teremos alguns “cartões de plugins” quando navegarmos ou buscarmos novos plugins.Não entendeu? Melhor um novo print aqui então:

wordpress-v4-plugins-page

E isso não é tudo: O design das janelas modais mudaram também. Bem melhor do que antes graças a imagens de cabeçalho dos plugins. Mais um print!

wordpress-v4-plugin-overlay

Dito isto, não é uma graaaande novidade. Mas ainda assim, melhorias em design e usabilidade são sempre bem vindas, claro!

Melhorias no Editor do Visual
Esta sim é minha novidade favorita no WordPress 4.0: O Editor Visual agora está melhor de se usar pelas pessoas que gostam de escrever postagens grandes (eu sou um deles)!
Nosso editor TinyMCE amado recebeu duas novidades! Primeiro, o editor automaticamente expande enquanto você escreve.

Em segundo lugar, a barra de ferramentas agora é fixa e te segue conforme você rola a tela para baixo.

É um pequeno detalhe que faz toda a diferença na hora de fazer sua postagem.

Novas Opções de Seleção de idioma
Se você quiser fazer uma nova instalação do WordPress 4.0, você será saudado com uma nova página de Seleção de idiomas.

Isto significa que se você quiser instalar o WordPress em um idioma diferente, você não tem mais que visitar os subdomínios localizadas do WordPress.org, você pode apenas selecionar o idioma e continuar.

Outra melhoria sobre seleções de idioma é que você pode alterar o idioma da página Opções » Geral. Na parte inferior da página, você pode ver a nova opção “Língua do site”:

wordpress-v4-l18n-options

Melhorias na Customização de temas
Outra nova melhoria no WordPress aparece na Customização de Tema. A primeira está relacionada com os widgets – Agora, os widgets são carregados em um sub-painel no Customizer:

wordpress-v4-customizer-widgets

A segunda melhoria é sobre a API Customizer. Se você quiser mais detalhes sobre o que há de novo na API, confira o artigo Customizer Improvements in 4.0″ no Make WordPress Core blog.

Order by melhorado também
Os desenvolvedores também podem ficar felizes, pois o order by no WP Query sofreu um belo upgrade

Finalizando
Como deu pra notar, temos grandes melhorias nesta versão 4.0, sobretudo na usabilidade do sistema, o que nos ajuda a difundir ainda mais o uso do WordPress por usuário não técnicos (que são a maioria), e facilita o uso do sistema para todos nós, clientes ou desenvolvedores. Gostei bastante de tudo o que há por vir e já espero ansiosamente por tudo mais que teremos nas próximas versões! E você, gostou das novidades?

Matéria Retirada do site: Tudo Para WordPress